Confira os destaques do Juntos pela Saúde no Março Lilás

7 de abril de 2025

O mês de março é considerado o ‘Março Lilás’, um mês de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. Como forma de trazer maior destaque a esta campanha, o IDIS se juntou a parceiros do Juntos pela Saúde para tratar da temática na mídia. 

O Juntos pela Saúde é uma iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, em parceria com doadores privados, que busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Assim, até 2026, mais de R$113 milhões serão investidos em mais de 10 projetos de saúde que visam beneficiar as atividades de atendimento às populações que vivem nestas regiões do país.

 

Estima-se que mais de 36 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos não realizaram ao menos uma coleta de exame de Papanicolau no intervalo de três anos, segundo dados do 2º quadrimestre de 2024, da análise da ImpulsoGov, considerando dados do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), do Ministério da Saúde. Em paralelo a isso, a mortalidade por câncer de colo de útero atingiu seu pico dos últimos 22 anos. Em 2022, a taxa de mortalidade por este câncer foi de 6,4 a cada cem mil pessoas, vitimando 6.983 mulheres, segundo números do Observatório da Saúde Pública, da Umane.

O Impulso Previne é uma plataforma digital gratuita que centraliza dados, análises e recomendações sobre os principais indicadores de prevenção em saúde, e que faz parte do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, executada pela ImpulsoGov em parceria com o Instituto Dynamo e a Umane

“Com o apoio do governo do presidente Lula, o BNDES tem atuado em várias frentes para fortalecer o setor de saúde: ampliando o o da população aos serviços, reduzindo a vulnerabilidade do SUS, apoiando o complexo econômico industrial da saúde do país, assegurando a universalização do SUS, incentivando a retomada dos investimentos em iniciativas inovadoras e reduzindo as vulnerabilidades produtivas e tecnológicas”, ressaltou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

 

Confira as matérias na íntegra!

Agência BNDES de Notícias

Alt notícias

Grupo IAG Saúde

Medicina S/A

Natal em Foco

Notícia Preta

Sistema Maceió de Comunicação