Desafio
As práticas de monitoramento e avaliação (M&A) no contexto do investimento social privado (ISP) são essenciais para as empresas melhorarem a forma como medem o sucesso de suas iniciativas e seu impacto no desenvolvimento sustentável.
Reconhecendo a importância dessas práticas, a Fundação ArcelorMittal (FAMB), organização social do Grupo ArcelorMittal, buscou o apoio do IDIS para o desenvolvimento de um Plano de Monitoramento e Avaliação, com o objetivo de fortalecer a cultura avaliativa da organização.
O IDIS também auxiliou na realização de uma avaliação de SROI (Social Return on Investment) das iniciativas de Formação da Rede Pública de Ensino de Piracicaba e de Formação de um Coorte de Educadores, ambas parte do Programa Liga STEAM, uma estratégia que visa unir parceiros e fortalecer o investimento em educação no Brasil.
Solução e resultados
O IDIS desenvolveu um Plano de M&A abrangente, destacando as qualidades dos programas e oferecendo sugestões para aprimoramento. Além disso, foi criado um Guia de Ferramentas e Boas Práticas, com o objetivo de facilitar a implementação do plano pelos membros da Fundação ArcelorMittal.
A execução do plano permitirá à FAMB monitorar os resultados já no próximo ciclo dos projetos, além de ampliar essa capacidade para a elaboração de planos de M&A em outras frentes de atuação. Esse processo promove maior independência organizacional e cultiva uma cultura avaliativa duradoura.
As avaliações SROI realizadas revelaram um retorno social sobre o investimento altamente positivo para ambas as iniciativas analisadas, demonstrando o impacto significativo gerado pelos programas.
ODS
Sobre a organização
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve projetos sociais nos municípios onde as empresas do Grupo ArcelorMittal estão presentes, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano.
Alinhada com o propósito da empresa de criar um mundo melhor, a instituição investe na formação de crianças e adolescentes empoderados e protagonistas do próprio futuro.
Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social, esporte e saúde, em parceria com o poder público e outras instituições. Em mais de 30 anos de história as iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal já beneficiaram mais de 9 milhões de pessoas.
Conteúdos relacionados
Como fazer uma teoria de mudança consistente para sua organização?